Soluções Construtivas do Tecwool® F
Tecwool® F - Proteção Fibra de Carbono em Estruturas
Cada vez mais frequentemente encontramos pilares e vigas de betão reforçados com fibra de carbono. Esta restrição lateral do betão proporciona uma melhora nas suas propriedades de resistência, pois diminui a fissuração pela compressão e aumenta a sua ductilidade.
Estes tipos de reforços são típicos em reabilitações onde é necessário reforçar a estrutura existente pela mudança de uso, adequação a uma normativa ou, simplesmente, para reparações ou defeitos de execução.
Entretanto, a fibra de carbono e as resinas usadas na sua aplicação são extremamente sensíveis ao aumento de temperatura, o que faz com que percam a função para o que foram desenhadas. Tecwool® F permite que a resina epóxi esteja abaixo de 81,4 C durante duas horas (para mais informação, consulte o nosso departamento comercial).
Ensaio
Norma: UNE EN 1363-1
Laboratório: TECNALIA
Nº ensaio: 27796
Solução
1. Pilar de betão .
2. Fibra de carbono.
3. Tecwool® F (50 mm de espessura)
Aplicação
Tecwool F projeta-se mediante máquina pneumática de acordo com as seguintes especificações técnicas:
A superfície a proteger-se não necessita de nenhum tipo de imprimação prévia, malha ou qualquer outro tipo de suporte que sirva de aderência à argamassa.
A superfície a proteger-se estará limpa de poeira, óleos, resíduos, partículas mal aderidas, restos de pintura, etc.
Convém regá-la ligeiramente com água da própria mangueira de aplicação, para assim eliminar qualquer sujeira que o paramento possa ter. Isto também proporcionará que se alcance um equilíbrio térmico entre a argamassa e a superfície aplicada.
Tecwool F pode proporcionar diferentes acabamentos: áspero, liso, pintado etc., a depender da função estética requerida. Para acabamentos lisos, uma vez finalizada a projeção, deve-se passar um rolo e pressioná-lo levemente sobre a argamassa húmida até conseguir a terminação desejada. É possível pintar a argamassa com revestimentos acrílicos elásticos que formem uma barreira a passagem de água. Antes de proceder à pintura, deve-se assegurar que a argamassa esteja completamente seca (28 dias).
Para que o consolidado do cimento se realize em condições ótimas, uma vez projetada a argamassa é necessário pulverizá-la superficialmente com a água.
Documentos do produto
Alguma dúvida? Entre em contato connosco
Segundo estabelece o regulamento (EU) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, TECRESA PROTECCIÓN PASIVA, S.L. informa aos usuários que os dados de carater pessoal que nos proporciona através do presente formulário serão tratados pela nossa companhia como responsável desta web. A finalidade da recolhida e tratamento dos dados pessoais que solicitamos é para poder registá-lo como usuário dos nossos serviços que implicará poder enviar nossas publicações e ofertas, promoções de produtos e/ou serviços. A legitimação se realiza através do seu próprio consentimento como interessado. Te informamos que os dados que nos facilita não serão cedidos a terceiros. Poderá exercer seus direitos de acesso, retificação, supressão, limitação de tratamento, portabilidade e esquecimento dos dados em rgpd@mercortecresa.com assim como o direito de apresentar a sua reclamação ante uma autoridade de controle. Te aconselhamos que amplies a informação adicional e detalhada na nossa Política de Privacidade.