Soluções Construtivas do Tecwool® F
Tecwool® F - Laje de abobadilha Cerâmica e Vigas de madeira
Nas reabilitações nos deparamos com lajes pouco convencionais. Neste caso, temos uma laje composta por uma camada de compressão de betão de 50 mm de espessura, debaixo da qual colocamos um tijolo cerâmico que se apoia sobre as vigas de madeira de 140 x 140 mm de secção.
Realizou-se o ensaio segundo a norma UNE EN 1365- 2. Colocaram-se termopares sobre a camada de compressão e ao longo das vigas de madeira, com o propósito de poder extrapolar os resultados a outras configurações mais favoráveis, sempre que elas estivessem em concordância com as limitações da norma referida.
Para mais informação no Anexo E do DB SI estabelece-se um método de cálculo que permite determinar a resistência dos elementos estruturais de madeira frente à ação representada pela curva normalizada tempo/temperatura. Fundamentalmente, a resistência do fogo vem determinada pelo tamanho das vigas, o grau de exposição ao fogo e as cargas suportadas pelas mesmas.

Aplicação
Devido às características particulares da madeira, a aplicação de Tecwool® F nesta solução difere-se pontualmente com respeito ao restante de paramentos analisados. A higroscopicidade da madeira faz com que ela absorva ou ceda água do ambiente que a rodeia.
Para evitar problemas de aderência pelas contrações que sofre a madeira, recobre-se a superfície da mesma com uma malha metálica fixada ao suporte com grampos ou outro elemento similar, previamente à aplicação do betão Tecwool® F.
A malha atua como um reforço entre o produto e o paramento e atribuindo à solução uma flexibilidade extra e uma aderência ao suporte independentemente das dilatações da mesma.
A aplicação sobre a abobadilha cerâmica considera-se similar à exposta em lajes e paredes de betão. Para evitar desperdícios de material e para dotar um acabado uniforme e homogêneo à projeção é importante comprovar que não existem buracos na laje.